segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atualização do Ranking dos Amigos do Júlio Cordeiro

Depois da temporada de 12 corridas de longas distâncias em 2012, agora é só descanso...
Vou manter o ritmo de treinos, afinal tenho por obrigação perder as 168 gramas que engordei ao longo desse ano de 2012.rsrsrsrs
De compromisso de corridas somente a tão esperada "de bar em bar" no próximo dia 10 de dezembro, com participações especiais dos amigos Tinil de Goiânia e da volta às corridas do grande Paulo Picanha.
Enquanto isso dei uma atualizada no meu ranking.
O link sempre estará ao lado da página inicial (foto copiada de Gilmar) e qualquer alteração me avisem amigos.
Faltam alguns amigos como Amorim, Raulino, Maurício, Pinguim, Betinha, Eduardo-RP, Marcos Aracaju e outros mandarem os dados completos.
Tutta e Sílvio, me mandem a data de nascimento.
Guilherme Maio fez um tempo melhor esse ano???


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maratona de Curitiba 2011

Frase do dia:
"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer" (Mahatma Gandhi)


E é esse desejo de vencer que me move a cada corrida. Mesmo com uma experiência de 33 maratonas e 6 ultras, fico nervoso, choro, fico arrepiado, emocionado e muito feliz em conquistar mais uma medalha em corridas de longas distâncias.
E essa maratona de Curitiba finalizou o meu ano de ouro em corridas longas, pois não é pra qualquer um (convencido) bater o recorde pessoal numa maratona com percurso difícil, no Brasil, e sendo a última competição do ano, onde todos nós maníacos por maratonas estamos em fim de temporada e muito cansados...


Foram 10 maratonas em 2011 e nove resultados sub 4 horas ( Paris, Madri, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife (4:11:54 de sapato), Londrina, Punta del Este, Búzios e Curitiba), e 2 ultra maratonas (Rio Grande-RS 50 kms e Urubici-SC 52kms ).
Fiz algumas experiências como as sapatilhas(vibram five fingers) na maratona do Rio, corri com sapato social em Recife (ganhei de Jacque e Almir "misera"), duas corridas inéditas de cross country (Desafrio Urubici e Búzios),
Repito sim que foi um ano de ouro, pois em todo 2011 não tive uma lesão sequer(nunca tive lesões) e conquistei 3 tempos sub 3:30 (Paris, Punta e Curitiba) e o mais importante, solidifiquei as amizades antigas e ganhei muito mais amigos novos.
E são para esses amigos irmãos que torceram e vibraram com cada uma dessas minhas conquistas neste ano de 2011 que agradeço. Meu muito obrigado a todos vocês que me deram força e apoio para que eu concretizasse esse sonho realizado de correr pelo Brasil e pelo mundo e fazer amigos.


Mais vamos ao relato:
Cheguei em Curitiba com o amigo Ésio às 14 horas e fui direto pro hotel descansar.O fato de descansar muito na sexta e o hotel ficar juntinho da largada foram das razões pra eu ter me dado bem nessa maratona. Mas a noite (ninguém é de ferro) fui com Ésio pra um barzinho muito bom (aos democratas) e hidratei bem com 10 chopes.




No sábado conheci dois caras sensacionais, Marcos Rogério de Maringá (não conseguiu se inscrever e acompanhou a namorada) e Alessandro Guimarães-SP (amigo virtual que virou real) do blog Correndo que me entendo. São esses novos amigos que me deixam feliz da vida e que me motivam a sempre ter prazer em correr e vencer todos esses desafios.
Marcos Maringá, Alessandro e Júlio
E não é que Alessandro inventou de cutucar o cão com vara curta!!! Mas como competir com uma fera que tem um tempo de 03:17 em maratonas???
Eu já tinha a vontade de ganhar de Paulo Sampaio e Meire e com esses e-mails provocativos abaixo e valendo 10 cervejas, tinha que dar o máximo de mim. Eu gosto da briga!!!!!
Tudo começou em 29 de setembro de 2011, quase 2 meses antes da maratona:

Em 29/09/2011, Alessandro escreveu em preto e eu respondi em vermelho:

Tudo Bem ?
Tudo muito bom Alessandro
Julio estou precisando de um desafio para este ano ainda .....
Acho que tu tá é querendo me humilhar rsrsrsrs
Estou querendo encerrar o ano correndo uma maratona que no caso vou escolher Curitiba (ja corri em 2005) ,
como corri a de SP  e abandonei no KM 30 , e isto me incomodou um pouco apesar de não ser um especialista
em maratonas , e como estou acompanhando seus desempenhos e parabens , estão cada vez melhores , imagino
que voce vá correr Curitiba e queria competir com voce esta prova, quero usar voce como motivação pra vence-lo
pois adora ser competitivo e tenho respeito por seu curriculo de atleta , então esta lançado minha proposta ...
Desafio feito, desafio aceito, mesmo sabendo do resultado fácil favorável pra você. Já tenho até as desculpas prontas, como o fator idade, a que já fiz 11 maratonas esse ano de 2011, a que você se preparou muito para arrebentar nessa prova e outras... rsrsrsrs
Será muito bom te conhecer e te dar um grande abraço. Já está apostado 10 cervejas geladas após a prova.
Vai encarar ? Timbu vs Timão , PE vs SP... ,
Provavelmente nesta data estaremos comemorando também a subida do Náutico a 1ª divisão e a conquista do Timão do título Brasileiro. Aí será uma farra sem fim
Abraços Pernambucanos
Júlio Maratonista Cordeiro
Aguardo sua resposta .....
Desculpa o atraso da resposta. Acho que tu pensou que eu iria cair fora do desafio... Isso é que me alimenta!!!!
Um enorme abraço
Alessandro Guimaraes
Valeu
Júlio Cordeiro

Aí O Almir "misera" se animou, entrou na briga e fez esse e-mail pra o Alessandro:
Em 10 de outubro de 2011 11:11, Almir Alves Duarte Duarte <http://mail.uol.com.br/compose?to=almirduarte1@gmail.com> escreveu:
Alexandre
Sou o Almir Miséria que o Júlio Cordeiro judia tanto. Gostei do seu chamado ao desafio com ele. Treine, pois este magro é danado e é movido a desafios, porém não é invencível, pois já ganhei dele muitas vezes em maratonas e meia maratona. Uma das vezes ele contratou um coelho mais jovem que a gente e aí consegui vencer dos dois na meia maratona do RJ.
Treine viu, pois ele não entregará fácil e vai dar de tudo para vencer. Sou muito amigo dele e neste momento estou com dúvida se torço por vc, por ele ou se entro no desafio. Vou pensar, isso porque tive muitas lesões (pubalgia, joelhos, neuroma de mórton, canelite), só que estou cuidando de todas lesões e o resultado é que já consegui realizar a maratona do Uruguay em 3h45. Ressalto que meu melhor tempo em maratona é 3h34 e chegar em Júlio com 3h26 é possível.
Até já escolhi a maratona que vou usar para batê-lo que é maratona de Buenos Aires em 2012.
Outra meta que tenho é ganhar dele nos 10 Km, pois todas as outras jpa ganhei dele (15 km, 21 km e 42 km).
Boa sorte e se vc ganhar vou ficar feliz por ter me vingado.
Estou copiando o Júlio para ele está ciente do que vem por aí. Então ele que se prepare!!
Abraço!

Alessandro todo animado responde para o "misera"
 Boa Tarde 

Almir um prazer enorme em conhece-lo, eu tive um ano muito bom em todas as distancias so quebrei a cara na maratona, baixei todos os meus tempos , e quero muito , mas muito mesmo terminar bem uma maratona ainda este ano ai posso fechar com chave de ouro !! 
E achei Curitiba a corrida ideal , tive uma amigdalite que me derrubou por uma semana e ontem retornei aos treinos, como o Julio é um Touro nesta distancia, e de um senso de humor e acredito que um excelente amigo, ele foi o convocado pra ser desafiado , e acabar com aquelas fotinhos (julio em primeiro e o resto segundo e terceiro) e sempre tirando uma casquinha tua , agora é questão de honra .
Em 01 mes eu vou treinar pesado tracei minha planilha e vou honrar o amigo que agora estou ganhando "Almir" alias vou correr com seu nome nas minha costas , pro Julio ficar p da vida na hora que cruzar a linha de chegada na frente dele e finalmente ele parar de te encher o saco kkkkk pelo menos em 2011 !!!

Um grande abraço 

e boas corridas 

Alessandro


E agora com o desafio pra encarar fui pro jantar de massas do Desafio das Maratonas Brasileiras e recorri a corredores experientes como Eduardo de Ribeirão Preto.Perguntei a ele o que comer antes da prova
Ele me mostrou o prato de 28 gramas...


Depois da foto com a galera do Desafio, fui ao encontro dos Baleias
Encontro a galera mais animada das corridas e vejo Meire recebendo das mãos de Miguel Baleias a tão sonhada camisa de Ultramaratonista. Por que Elis não ganha a sua?????
Estar com os Baleias Miguel, Wu, Lana, Meire, Marinês, Lana, Ênio, Silvio, Tutta, Vinicius, Daniela Kato, Walter, Felipe e tantos outros é certeza de verdadeira amizade e de boas risadas. Essa turma ainda vai dominar o mundo!!!!!
Uma pena não ter ficado mais tempo com vocês. Estava precisando de descanso, pois o bicho tinha que pegar no outro dia cedinho...



Conhecendo o novo número 1 do meu ranking (Tutta-Ubiratã-PR)
blog correndo corridas

Galera de Pernambuco - Frade, Azevedo, Paulo e Edmilson
Dormi muuuuito bem e quando fui pegar o chip falei pra Paulo Gustavo que estava me sentindo muito bem e que eu não daria nenhuma chance pra ele ganhar de mim pela 1ª vez.rsrsrsrs


Cheguei na hora exata da corrida e ainda deu tempo de reencontrar alguns amigos antes da largada:
Wilson - Brasília-DF

José Carlos-SP
Hora da largada e logo nos primeiros metros chega Alessandro e diz que vai correr junto comigo.
Confesso que sempre achei difícil correr muitos kms com alguém de lado, afinal cada um tem o seu ritmo, sua estratégia, "sua manha"...
E quando o "cabra" que tá ao teu lado é o teu principal desafiante??? E a aposta das cervejas???
Só sei que foi uma das melhores coisas que já aconteceram comigo em uma maratona. Conversamos tudo que é possível das nossas vidas, profissão, mulheres, filhos, corrida, família, enfim foi uma conquista de uma amizade que vai durar pra sempre.
Marcamos um ritmo muito forte(pra mim) e fechamos a meia maratona em 1:37:40 e falei pra Alessandro que esse tinha sido a parcial da maratona de Paris em que eu tinha feito 03:27.
No km 25 com 1:58, lembro de Bagetti que sempre diz que se passar no km 25 com menos de 2 horas é sub 03:30 garantido...
E tome subida, descida, hidratação perfeita, organização impecável e temperatura ideal pra corrida. A largada estava em 9º e conclui com 17º, simplesmente perfeito e favorável a quebra de recordes.
No km 30 na maior descida do percurso me distanciei de Alessandro. O "mago" foi ficando cada vez pra trás e não conseguia me acompanhar...
No retorno em que encontramos vários corredores não me contive e gritava provocando os amigos Henrique,Paulo Gustavo, Wilson, Osvaldo Poggi, Betinha e outros: GANHEI!!! 
Era mais um incentivo extra para eu não baixar o ritmo e tentar fazer um sub 3:30.
Faltando 5 kms a possibilidade de bater meu recorde pessoal era real e mantinha sempre o pace de pouco menos de 5 min/km.
No último km de olho no garmin dou um sprint final e chego "voando", fazendo 03:26:32 e batendo meu recorde pessoal em 11 segundos. 
Classificação geral - 141 de 1043 concluintes 
Faixa etária - 22 de 187 concluintes
Todos os resultados
Homenageando o meu Náutico de volta à 1ª divisão
A ELITE volta à ELITE

Pra não ficar dúvidas...2 relógios
Esperando os amigos pra tirar onda
Andrea(?), José, Borges, eu, Carlão, Mário Sérgio, Osvaldo e Paulo. Perdi somente pro veinho  Borges
Pernambucanos Frade e Luis
Chegada da estreante Dani Kato (chorei de emoção)

Com o campeão Marco Antonio de Garanhuns-PE que fez o tempo de 02:20:38
Outro campeão rsrsrsrs
Muitos amigos CAMPEÕES
Resultado comum nas maratonas  

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Maratona de Curitiba- Prévia

Frase do dia:
"Não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida. (Raul Seixas)"


Mais uma vez de mala pronta para mais uma maratona. Estou agora no aeroporto do Recife com destino a Curitiba.
A maratona de Curitiba será minha 33 maratona oficial, a minha 12 corrida acima de 42 kms em 2011 e a minha 2 em Curitiba.
Abaixo o meu relato da maratona de 2010
Curitiba 2010

Será também muito especial, pois será o meu segundo trofeu do Desafio das Maratonas Brasileiras 2011.
Tô louco pra rever os amigos de todo o Brasil. 
Fui

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maratona de Búzios

Frase do dia:
"Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida" (Henri Amiel)


Mais uma medalha no peito!!!


Seduzido por uma maratona "diferente", fisgado pelo "comercial" abaixo e contando com o convite e a participação do grande amigo Ricardo Hoffman e sua família, lá fui eu e minha Chris para mais um desafio.


Saia da rotina, venha correr a maratona mais bonita e desafiadora do Brasil!!! 


A Maratona Cross Country de Buzios tem um percurso circular e desafiador de 42 km, que pode ser realizada nas categorias solo, dupla ou quarteto. 


Os atletas irão passar pelas mais lindas paisagens, praias e trilhas. Venha ver Buzios como voce nunca viu.O desafio esta lançado!!
Com largada da Rua das Pedras, passa pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa e Praia da Tartaruga.


Cheguei no Rio com Chris e Ésio e fomos direto para Búzios, onde aconteceria a 3ª maratona cross country de Búzios.

E esse é daqueles desafios que a gente que é estreante e não é da região, não sabe com o que vai se deparar pelo que vem pela frente. Olhando para a altimetria, eu achei que fosse fácil...

E eu que não estudei nada mais do percurso, comecei a me preparar antes, ainda na praia de Geribá no sábado. A água gelada da praia e uma panela de cerveja foi o meu resfriamento pré prova.


No sábado após curtir a praia, fomos direto a entrega dos kits, onde soubemos que teriam 151 maratonistas na categoria solo e o restante em duplas e quartetos.
Pela primeira vez em maratonas em que é sempre uma festa o reencontro com os amigos, encontrei apenas um amigo que foi o Rodrigo Damasceno.
Hoffman, Rodrigo,eu e Ésio
A Maratona Cross Country de Búzios foi a minha 11ª do ano e a 38ª corrida oficial de mais de 42 kms nos meus 4 anos de corrida.Minhas 38 corridas de longa distância
E essa deu uma avacalhada no meu currículo de maratonas pelo resultado em si, mas que é totalmente compreensível pela grande dificuldade. 
Foi a minha 3ª maratona cross country, pois antes já tinha feito Praias e Trilhas em 2009 e o Desafrio Urubici em junho deste ano.
Acho que estava mais bem preparado que as outras, pois treinei bem nos últimos 15 dias e estava descansado, pois tinha feito a última maratona há quase 2 meses.
O que eu não estava preparado era para tantas dificuldades na segunda metade da prova, pois o "professssor" Ésio que tinha feito essa corrida no ano passado, me falou que era uma "baba" em comparação com Bombinhas, Praias e trilhas e outras do mesmo gênero... Só que mudaram  o percurso e... ferrou todo mundo
Antes da largada:





Dada a largada, a minha estratégia era correr bem os 1ºs 20 kms, antes da maior ladeira do percurso. Consegui chegar bem e fechei a meia maratona em exatas 2 horas de prova. 
A segunda metade foi muito mais difícil com muito trecho de trilhas em que eu cheguei praticamente a rastejar. Areia de praia, trilha, pedras, mar, perigo, enfim, uma prova de lascar...
No km 39 ou 40, pra se ter uma ideia da dificuldade, fechei com 16 minutos.
No final o resultado foi muito satisfatório com 04:49:12
Resultado Geral: 44 dos 117 que terminaram a prova
Masculino: 40 de 97 que concluiram
Faixa etária: 08 de 27 que concluiram
Todos os resultados


Fotos da corrida